top of page
2016-07-02 11.16.58.jpg
Como solicitar
a transferência

do seu AIRE.

2

Iniciar o registro informando seu email, criar uma senha e preencher com seus dados pessoais.

Você deverá indicar o Consulado competente da região de sua residência atual, ou seja, aquela para onde você quer transferir seu AIRE. No site virá elencado uma lista de opções.

ALTERAR
LÍNGUA

SELECIONAR TODOS

1

AIRE significa -  Anagrafe Italiani Residenti all'Estero.

Ele é um cadastro que contém todos os dados dos cidadãos italianos que residem fora da Itália.

 

Esse cadastro é interligado ao Ufficio Anagrafe, que é responsável por gerenciar os cidadãos pertencentes àquele Comune como também aos Consulados Italianos espalhados pelo mundo.

Através da inscrição no AIRE o cidadão italiano tem direito ao voto e pode requerer emissão de documentos, tendo assim o direito e o dever de participar da vida de seu país e atualizar seus dados civis mesmo morando no exterior. Abaixo segue um passo a passo para o preenchimento baseado nas informações do Consulado de São Paulo. Para demais consulados brasileiros ou outros países, encontre as informações específicas no site do Consulado Italiano de onde você se encontra.

 

Como se inscrever no AIRE:

 

A inscrição deve ser feita pelo próprio cidadão ITALIANO individualmente, sem custos, através deste site: 

 

3

Concluída a criação da conta​, você receberá um e-mail com um link para verificação. O link te levará novamente para a página de cadastro. Complete a sequência de dados solicitada. Esse link terá validade de 72h.

4

Acessar REGISTRO CONSULAR E AIRE, na barra superior e logo abaixo em:

'Solicite a inscrição no Registro Civil...Vá para o serviço'.

Na próxima página, clicar no botão lá no final do texto do site:

Dicas para preenchimento do Registro

Após clicar no botão: 'Entre para utilizar o serviço', a primeira página virá carregada com os dados já informados inicialmente

e agora você deverá fornecer os seguintes itens: dados faltantes, dados relativos aos membros da família que moram na mesma residência, dados dos filhos que não residem com o solicitante, up load de documentos e formulário assinado. Mas preste atenção nas seguintes informações, ANTES de começar o preenchimento:

1. tenha scaneado e preparado todos os documentos necessários, eles não devem ter mais do que 1MB por arquivo. Serão solicitados 3 up loads, isto é,  3 arquivos. Caso tenha que incluir mais do que 1 documento por arquivo, você deve montar um pdf com as páginas necessárias, mas lembre-se que esse pdf não pode passar de 1MB.

2. Você deverá anexar:

a. Comprovante de residência recente e obrigatóriamente em seu nome com data máxima de três meses. Dê preferência a contas de energia elétrica, água, gás, contracheque de aposentadoria. Contas de celular, internet, bancos ou cartão de crédito não são aceitas por alguns consulados, como o de São Paulo. 

b. Documento de identificação: dê preferência à Carta de Identidade Italiana ou Passaporte Italiano.

Caso ainda não tenha, anexe a sua Certidão de Nascimento transcrita (Italiana) ou a Certidão de Cidadania emitida pelo Comune ou Cópia da Sentença Judicial. Qualquer uma dessas 3 anteriores exigem que seja anexado um documento com foto, no caso podem ser o RG ou CNH ou Passaporte brasileiro, todos dentro da validade.

(Para esses casos anexar em pdf os dois documentos, não ultrapassando 1MB).​

3. Deve ser informado apenas Casamento Civil. União Estável ou demais vínculos de relacionamento não são aceitos na Itália.

4. Município de inscrição eleitoral - Comune em que realizou a sua cidadania na Itália e Comune de seu antenato se realizou sua cidadania via jurídica.

5. Ao preencher o nome de sua mãe, atenção: o nome grafado deve ser o de solteira.

6. Município Italiano de última residência: Comune em que realizou a sua cidadania na Itália ou comune de seu antenato, se realizou sua cidadania via jurídica.

7. Ano da primeira emigração: ano em que voltou para o Brasil após a conclusão do seu processo na Itália. Ano da sua sentença Judicial para processos Jurídicos.

8. Data da chegada na circunscrição consular: data em que voltou para o Brasil após a conclusão do seu processo na Itália. Data da sua sentença Judicial para processos Jurídicos.

9. País de Origem: Itália 

10. Comune em que realizou sua cidadania ou para casos jurídicos, comune do seu antenato.

11. Ao final do preenchimento completo, existirá essa ficha com os dados preenchidos. Baixe essa ficha e assine. ATENÇÃO: a assinatura dessa ficha deverá ser IDÊNTICA à assinatura do documento de identidade anexado. Não são aceitas assinaturas digitais feitas e reconhecidas pos cartórios brasileiros, tipo E-Notariado. Além disso, o seu nome e sobrenome no documento brasileiro deverá ser idêntico ao documento Italiano anexado. 

12. Faça o Up Load desta ficha e os demais documentos nos campos solicitados. Envie. Você receberá outro email de confirmação com o número de protocolo da sua requisição e será informando por email sobre qualquer necessidade de esclarecimento ou reenvio de algo mais pelo Consulado da região de sua residência. O prazo de conclusão é de até 180 dias, Somente após essa transferência concluída é que você poderá solicitar seu passaporte Italiano, por exemplo.

IMPORTANTE: sempre que mudar de residência, comunique o Consulado da sua nova região, entrando neste mesmo site, pelo botão "COMUNIQUE A MUDANÇA DA SUA RESIDÊNCIA". Por isso é importante que vc guarde a senha do seu cadastro, pois ela será necessária sempre que for atualizar ou consultar seus dados.

bottom of page