top of page
DSC_0603_747_edited.jpg

Cidadania Italiana - A Lei vai mudar?

Vc que tem interesse na cidadania italiana já deve estar sabendo que existe um projeto de lei aqui na Itália para alterar o modo como é feito o reconhecimento da cidadania de brasileiros que tem ancestrais italianos.

Os 2 pontos mais polêmicos deste projeto são:

a - obrigatoriedade de apresentar um Certificado de Proficiência em Língua Italiana 

 

- necessidade de morar na Itália por 1 ano para quem é tataraneto

Esses pontos mudam muito o procedimento e podem atrapalhar bastante o processo do reconhecimento. 

Sinceramente, acredito que a lei não deve ser aprovada do jeito que está. E também acredito que esta mudança (se houver) não será para esse ano.

Isto é apenas uma opinião, pois ninguém pode dizer com certeza o que vai acontecer. Ninguém pode afirmar nem quando nem o quê vai ser alterado. Ou seja, existe um risco — grande ou pequeno -- de mudança no horizonte.

Mas a realidade é que hoje não existem obstáculos para a entrada do processo. Por isso recomendo (assim como advogados e outros assessores) que quem tem a documentação completa, ou quase, deve entrar com o processo logo que puder.

Mesmo antes da possibilidade da lei, sempre recomendei que se fizesse o processo de cidadania com calma, mas sem perda de tempo. E, de preferência, com tempo para poder esperar o resultado. Quem tenta fazer com muita pressa acaba tropeçando na documentação, nos trâmites. O melhor é fazer quando não se tem necessidade urgente.

Esse email não é um alerta de urgência, é apenas uma constatação dos fatos que podem acontecer. Cada pessoa deve tomar a melhor decisão para o seu caso. 

 

Mais do que tudo, me sinto na obrigação de contar a vcs o que está acontecendo, para que cada um possa decidir o que fazer com mais conhecimento. Principalmente porque vcs já tem tudo ou quase para poder solicitar a cidadania.

Qualquer dúvida estou por aqui.

 

Quer saber mais?  Entre em contato. 

bottom of page